quarta-feira, 8 de abril de 2009

Conheça o jornalismo móvel

Informações do Vivoblog

Alô, alô produtores de notícias! Tirem os celulares do bolso e fiquem atentos para o jornalismo móvel, a mais nova forma de produzir e distribuir conteúdo através de dispositivos sem fio. E ninguém melhor pra explicar essa nova onda que o jornalista e pesquisador Fernando Firmino da Silva (Universidade Federal da Paraíba).

Em 2008, o Fernando levou o Prêmio Freitas Nobre/INTERCOM, categoria Doutorado, pelo seu trabalho sobre jornalismo e mobilidade. Ele merece! E nós também, que vamos ter o prazer de curtir com ele um bate-papo super bacana sobre tecnologias móveis.

O que é o Jornalismo móvel?Trata-se do uso de tecnologias móveis digitais, como celulares, e de conexões sem fio na produção jornalística. Nestas condições o repórter pode narrar os fatos em tempo real ou enviar em banda larga para a redação áudio, vídeo, fotos e imagens e textos. Que experiências de jornalismo móvel podem ser destacadas no Brasil?Podemos destacar a do Sistema Jornal do Commercio de Recife com o projeto “Notícia Celular” da TV Jornal e do JC OnLine; a TV Bandeirantes com o uso de celulares para transmissão ao vivo através de projetos como “Band Repórter Celular”; e a TV Cultura, ao utilizar o Twitter para cobertura do Programa Roda Viva.

Trata-se uma tendência passageira ou de algo que veio pra ficar?Poderíamos dizer que tudo isto faz parte de um processo de reconfiguração do jornalismo tendo em vista que estamos diante de um novo cenário completamente diferente de, pelo menos, 10 anos atrás. O jornalismo móvel é uma tendência a se consolidar dentro de um ambiente de convergência com uma multiplicação de plataformas, entre elas as móveis.

No mundo da mobilidade, que nova tecnologia não te interessou? Os netbooks com apenas 2 ou 4 Gigas. Ainda é preciso ter espaço em disco para diminuir a quantidade de memórias e acessórios extras.

E se você fosse um dispositivo móvel, qual seria?“Superlativo móvel”. Brincadeira à parte, ainda falta o dispositivo que ofereça tudo o que desejamos. Uns têm Wi-Fi, mas câmera risível; outros HD robusto, mas poucos recursos. O próprio iPhone é perfeito para navegar, mas limitado em vários aspectos em relação, por exemplo, ao Nokia N96.

Nenhum comentário:

Postar um comentário