domingo, 5 de abril de 2009

138 milhões de usuários móveis aguardando a publicidade on line

Por Rodrigo Diniz

Esse é o número, 138 milhões de usuários circulam Brasil afora com seus celulares, smartfones, pocket pcs e Iphone( o pequeno já de responsável por um aumento de 15% no acesso a banda larga móvel no Brasil ). Tanto quanto o mercado se mostra enorme igual é o tamanho dos debates em cima da Publicidade On Line.

Essa é de babar: 15 milhões de usuários ( Incluindo uma gorda fatia das classes B e C ) acessam o Orkut e portais wap das operadores regularmente.

Diante de tantos números, porque a P. On Line não deslanchou substancialmente? Três são os pontos principais:

Profissionais, empresas, infra-estrutura, planejamento e ações estão em baixa no Brasil para serem capazes de suprir esta demanda. Por exemplo: Um profissional certificado para desenvolver ações e programas para dispositivos móveis na plataforma Adobe ( Flash Lite + Flex + Device Central ) esta na casa de 183.000/1.

Tanto as agências, como grandes marcas e as próprias operadoras, não se arriscam a grandes investimentos na área. ? . A Claro por exemplo, já divulgou e demonstrou toda sua plataforma de publicidade. E? E faltou empresas empenhadas em utilizá-las.

Terceiro e último possível argumento? “Falta de Paciência”. Quando a P. Online deslanchar, todo usuário com um mínimo de experiência irá temer que seu aparelho se afogue nas possíveis e infernais janelas pop up, receba alertas SMS as 4 da manhã ou veja seu lento, e carregado de programinhas legais, smartfone abrir aquela insuportável janela de anúncio coma página inteira do Mercado Livre.

Tudo é possível. Claro que há formas, inclusive condutas internacionalmente conhecidas, como o W3C, que regem a “”Boa conduta” das ações e produções mobile.

A Pela Estrada é uma empresa que já segue este “manual de conduta”. Possuímos já as plataformas J2ME, Flash Lite e Adobe Device Central para a produção de conteúdo e publicidade on line. Nosso primeiro lançamento está programado para Dezembro, com o Campeonato Mineiro de Rally e seus patrocinadores.

Se você é empresário, reflita calmamente sobre o assunto. Publicidade on line é igual papel da Petrobrás em forte alta, uma tentação só. Com o devido planejamento, vale, e muito, a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário